sexta-feira, 10 de julho de 2009

SEMANA HP6: Produção cinematográfica & trilha sonora




Continuando nossa série de artigos especiais que anunciam o lançamento do sexto filme na próxima quarta-feira, este aproxima ainda mais você do filme. Faltam cinco dias e algumas horas para Harry Potter e o Enigma do Príncipe, e todos os fãs estão em polvorosa, imaginando como serão suas cenas preferidas e se serão emocionantes como eles imaginaram. Portanto, nada mais natural que uma pequena análise de algumas cenas e da trilha sonora, para algumas pequenas conclusões, tanto quanto à adaptação quanto à técnica em termos cinematográficos.


Algumas cenas foram escolhidas para análise, além de algumas músicas da trilha sonora.


Quadribol - Como pudemos ver, o Quadribol será mais violento, um jogo mais “cru”, mais como o rúgbi e menos como o futebol, para uma comparação mais esportiva. Com Rony e Gina jogando, pode ser que tenhamos uma visão mais completa do quadribol, já que teremos apanhador, artilheira e goleiro como personagens importantes em campo.


David Yates já mostrou ser hábil em cenas com vassouras (a sequência de vôo de Fred e Jorge em Ordem da Fênix é incrível), e a tão elogiada fotografia (aos desavidos, é o mesmo que dizer filmagem) do francês Bruno Delbonell não deve falhar num momento tão emocionante do filme.


A Ponte Millenium - A sequência já foi inteiramente vista no vídeo com os cinco minutos iniciais do filme, portanto cada um pode tirar sua própria conclusão sobre ela. Então comentarei só aspectos que devem dizer respeito ao filme inteiro. Começando pelos efeitos especiais, que são belíssimos, resultado de filmagens in loco com computação gráfica. Pelas outras cenas de efeitos especiais do filme que vimos, parece que esse padrão de excelência será mantido por todo o filme. Mesmo com Transformers e 2012, quem sabe ao menos uma indicação ao Oscar da categoria?


E a cena ainda tem o sequestro de alguém que deve ser Olivaras, em uma clara ponte para Harry Potter e as Relíquias da Morte.


O beijo - A filmagem do beijo entre Harry e Gina lembra bastante o beijo em Ordem da Fênix, embora a trilha sonora para este novo bejo seja infinitamente melhor que a do beijo entre Harry e Cho (a trilha será melhor comentada daqui a pouco). Com certeza um momento que fará jovens corações femininos (e masculinos também, por quê não?) suspirarem.


A Caverna - Tiranda as cenas do fim, é provavelmente a cena mais esperada do filme. Foi extremamente mostrada em trailers e sneak-peeks. Parece estar genial, com a surrealíssima cena de Harry e Dumbledore em pé no rochedo, uma trilha sonora genial e os próprios acontecimentos, que devem ser bastante emocionantes. Sobre esta cena, é melhor destacar a trilha sonora.


* * *
Antes de tudo, a trilha sonora de Enigma do Príncipe é, no geral, genial. Mas, como foi feito com as cenas, algumas músicas foram escolhidas para análise, novamente quatro.


In Noctem - Um belíssimo coral, com uma carga emocional que parece entrar nas dúvidas e medos que assombram a mente de Harry. Fácil imaginar a cena com um Harry solitário pensando em tudo o que já perdera nessa jornada. Ouvindo essa música, pode-se imaginar que o filme terá uma forte carga emocional em relação ao clima pesado em si, não só aos romances.

When Ginny Kissed Harry - Emocionante. Novamente parece entrar na mente atordoada de Harry, suas dúvidas e medos fortes em seu coração. Quanto à técnica, sugere uma cena daquelas em que todos os barulhos da cena são eliminados e a câmera fica girando em volta dos dois a se beijar. Como dito acima, fará muitos corações suspirarem.


Journey to the Cave - Extremamente emocionante faixa épica, principalmente em seu trecho a partir de 1:35. Essa faixa também parece entender a mente de um personagem. O trecho já comentado parace entender perfeitamente as transformações que levaram o jovem Tom Riddle a se transformar em Voldemort. A música passa uma emoção, uma sensação de queda crescente, já que seu começo é “bonitinho”, como se a música em si contasse uma história. Por outro lado, a música passa também a sensação de dever a ser cumprido, de “coisa certa a se fazer”. Uma das melhores faixas da trilha de EdP, e uma das melhores músicas para Trilha Sonora recentemente lançada.


Dumbledore’s Farewell - Linda, passa exatamente a sensação de perda necessária para que se entenda que um dos maiores bruxos da história acabara de morrer, e mais, que, para Harry, o principal tutor e maior figura paterna não mais estaria ali para lhe ajudar. Marca o momento em que Harry se vê ’sozinho’, em que ele percebe a fatalidade de sua situação (Nota do Autor: quase chorei ouvindo a música e escrevendo isso).

Uma das músicas para a memória dos fãs, mas ainda pior do que a maravilhosa Journey to the Cave.

Depois disso tudo, chega-se a somente uma conclusão: há muito o que esperar de EdP, pois muito nos foi dado para ansiar. Depois da sessão, sugiro reler esse texto, para saber se, afinal, estava correto.

Amanhã confira aqui como você vai poder nos ajudar com a estreia do filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário